Visitantes Online

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estamos de Olho!!!


Foto da faixa colocada hoje na entrada da Fatec Sorocaba como medida tomada pelos funcionários referente ao Estado de Greve, mostrando que continuamos mobilizados caso as propostas não sejam satisfatórias. A Greve pode voltar...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fim da greve nas Etecs e Fatecs

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Professores e funcionários retornam ao trabalho nesta 4ª

Depois de um mês de paralisação, os professores e funcionários das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e da Fatec (Faculdade de Tecnologia) retornam nesta quarta-feira (15) ao trabalho. O fim da greve foi decidido em assembleia realizada na noite de segunda-feira (13), na Capital, depois de reunião realizada entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sintep) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia do Estado, Paulo Alexandre Barbosa.

De acordo com o professor da Etec "Rubens de Faria e Souza", Wilson de Agostinho Filho, que participou do encontro, o secretário se comprometeu a apresentar até o final deste mês uma proposta para criação de um plano de carreira para professores e funcionários do Centro Paula Souza e um índice de reajuste do vale refeição da categoria. Ficou mantindo também o reajuste de 11% dos salários já anunciado pelo governador Geraldo Alkmin no dia 12 de maio, um dia antes do início da paralisação. "Decidimos dar um voto de confiança para o secretário que se comprometeu em tratar com urgência essa questão para que o movimento fosse suspenso", comentou. Agostinho afirmou, no entanto, que caso a proposta apresentada pela Secretaria não atenda as necessidades da categoria, a greve será retomada a partir de agosto.

Assembleia suspende a greve

Recuar agora para aumentar a mobilização e conquistar nossas reivindicações

13/06/11

  A assembleia dos trabalhadores do Centro Paula Souza, realizada nesta segunda-feira, 13 de junho, em frente à Secretaria de Desenvolvimento de SP, decidiu suspender a greve iniciada exatamente um mês atrás, no dia 13 de maio.
  A decisão foi tomada logo após o término da negociação entre o Sindicato/Comissão Central de Greve, os secretários de Desenvolvimento (Paulo Alexandre Barbosa), de Gestão (Júlio Semeghine) e a superintendente do Centro Paula Souza (Laura Laganá), que durou cerca de três horas. Na reunião, o Sindicato apresentou um estudo, comprovando a possibilidade de concessão da progressão automática para todos os trabalhadores, sem que isso extrapole o orçamento do Centro Paula Souza em 2011.
  A proposta que o governo compromete-se a apresentar no dia 20/6 para os administrativos é baseada na “equivalência” com outras carreiras do estado. A professora Laura ressaltou que, após a aplicação do reajuste de 11%, se determinada função permanecer com valor inferior ao praticado nas outras carreiras do estado, esta será equiparada. Segundo a superintendente e os secretários, por esta razão não se justifica fazer uma progressão automática para os administrativos.
  Para os professores e auxiliares docentes, nada mudou em relação ao que já foi anunciado: reajuste de 11%, progressão automática para as faixas iniciais da carreira. O restante dos docentes e auxiliares docentes deverá se submeter à progressão por mérito.
  Em relação ao vale alimentação, a informação é que está em “estudos” no governo um reajuste para o benefício pago a todas as categorias do funcionalismo paulista.
  Sobre o sistema de segurança e medicina do trabalho, a professora Laura anunciou que, no dia 22 de junho, será aberto o pregão para contratação das equipes para todas as unidades.

Leia na íntegra: Sinteps

sábado, 11 de junho de 2011

Em assembléia, professores e funcionários do Ceeteps decidiram pela manutenção da greve

Assembleia avalia movimento, mantém a greve e convoca ato público para segunda, 13/6, durante negociação
  
Fonte: Sinteps 
10/6/2011
 
Nesta sexta-feira, 10 de junho, funcionários e professores em greve realizaram uma assembleia de avaliação do movimento. A assembleia aconteceu no campus da FATEC/SP. Nas falas dos presentes, ficou patente uma grande indignação da categoria com a postura do governo de São Paulo com a educação pública do estado, em especial com a educação técnica e tecnológica.
 
A avaliação teve dois focos centrais:
 
- O movimento vem sendo marcado pela truculência da Superintendência do Ceeteps e do governo Alckmin, que não têm poupado medidas repressivas e de intimidação nas unidades em luta (substituição de grevistas, corte de ponto etc), inclusive a partir da desinformação e da divulgação de inverdades.
 
- A força da mobilização é a única responsável pela movimentação do governo Alckmin, que se viu forçado a divulgar um reajuste (11%) e a apresentar medidas como a progressão automática das faixas iniciais docentes, bem como as “promessas” de novas medidas para os funcionários até 20/6. A avaliação é que tais medidas são totalmente insuficientes frente ao enorme arrocho salarial que se abate sobre a categoria, mas que só vieram a partir do momento em que a categoria soltou a voz e foi à greve.
 
Indicativos
A assembleia aprovou a realização de um ato público na segunda-feira, 13 de junho , a partir das 14 horas, em frente à Secretaria de Desenvolvimento (Rua Bela Cintra, 847, próximo à estação Consolação do metrô). Neste mesmo dia, a partir das 15h30, está marcada uma negociação que envolverá os representantes do Sinteps/Comando Central de Greve, secretarias de Gestão e de Desenvolvimento, superintendência do Ceeteps.
Logo após o ato público e a negociação, será realizada nova assembleia de avaliação do movimento, no mesmo local.




Greve nas Etecs e Fatec de Sorocaba

Últimas notícias sobre a greve na Fatec Sorocaba e Etecs de Sorocaba e região:

Diário de Sorocaba: Professores das Etecs e Fatecs seguem com manifestações por reajuste salarial

Jornal Ipanema : Governo pressiona professores para fim da greve

Jornal Cruzeiro do Sul: Greve de Etecs e Fatec completa hoje 28 dias (notícia publicada em 10/06/2011)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos e professores da ETEC protestam durante sessão na Câmara Municipal de Suzano

Com a greve de professores e funcionários das Escolas Técnicas (ETECs) e das Faculdades de Tecnologia (FATECs), do Centro Paula Souza, alguns professores da região e alunos da ETEC de Suzano se manifestaram durante sessão ordinária nesta segunda-feira (06/06), na Casa de Leis suzanense.

A unidade de Suzano que aderiu à greve desde quinta-feira desabafa em carta que apesar de ganhos judiciais contra o governo do Estado, os salários não são reajustados desde 2005 e o descumprimento da ordem acarreta perdas salariais de 58% para os professores e 71% para os funcionários.

Em greve por tempo indeterminado, os manifestantes protestaram com faixas e cartazes, “greve por mais dignidade”. O movimento que reivindica reajuste salarial e um Plano de Carreira teve até um caixão para simbolizar o enterro do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

terça-feira, 7 de junho de 2011

Fatecs de Carapicuíba e Barueri aderem à greve com mais de 60% de adesão

O governo do Estado oferece 11% de reajuste, enquanto categoria quer reposição salarial de 58,9% para docentes

Atualizado em 08/06/2011
Em andamento desde 13 de maio, a greve de funcionários e professores do Centro Paula Souza (Ceeteps), que mantém as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, conta com adesão de unidades da região.
De acordo com boletim do Sindicato dos Trabalhadores do Ceetesp, o movimento conta, na Etec de Carapicuíba, com 90% de adesão dos funcionários. Já entre as Fatecs, 60% dos servidores da unidade de Barueri estão com os braços cruzados, número que sobe para 85% em Carapicuíba.
Já nas Etecs de Osasco, Santana de Parnaíba, Cotia e Jandira e na Fatec de Osasco não há registro de adesão. Em todo o Estado, cerca de 80 unidades estão paralisadas em todo o estado, agregando cerca de 60% dos funcionários das escolas e faculdades.
O governo do Estado oferece 11% de reajuste, enquanto a categoria quer reposição salarial de 58,9% para docentes e de 71,79% para servidores técnicos-administrativos. Uma nova rodada de negociações aconteceria na tarde de ontem, mas até o fechamento desta edição não havia terminado.

Força do movimento reabre negociações. Governo não apresenta novidade econômica

 
8/6/2011

A nossa mobilização levou o governo a reabrir negociações com o Sindicato. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 7 de junho, na Secretaria de Desenvolvimento, com a presença do secretário Paulo Alexandre Barbosa, da superintendente do Centro, Laura Laganá, e do vice-superintendente César Silva. Pelo movimento, participaram representantes do Sinteps/Comando Central de Greve: Neusa Santana Alves, Silvia Elena de Lima, Robson Manfredi, Paulo Búfalo, Tiago Alves Pessoa, Marcos Mendes, Tânia Vendrasco, Sirlene Maciel e Flávio Barbosa.

A posição do governo 

Questionado pelos representantes, o secretário reafirmou propostas que já eram do conhecimento da categoria:
- 11% de reajuste para todos.
- Progressão automática na carreira para docentes e auxiliares docentes iniciais.
- Divulgação (até 10/6) da pontuação relativa aos critérios para progressão dos demais docentes.
- Divulgação (até 20/6) de melhorias para os servidores administrativos, nos mesmos parâmetros concedidos aos docentes.
Além disso, a superintendente disse que o pagamento dos dias parados está condicionado a um calendário de reposição.

A proposta dos trabalhadores 

Os representantes do movimento reafirmaram a Pauta de Reivindicações da categoria e apresentaram a proposta de que a progressão automática seja estendida a todos os trabalhadores (professores e funcionários).

O que foi encaminhado 

Ao final da reunião, foram acertados dois calendários de reuniões:
- Para discussão conjunta do novo plano de carreira, quando a superintendência apresentará a estrutura (boneco) do que já tem elaborado: dias 21/6, 5/7 e 20/7.
- Nova negociação no dia 13/6 (envolvendo as secretarias de Gestão e Desenvolvimento e a superintendência), com possibilidade de discussão dos itens da pauta econômica.
 
Avaliação 

Para os membros presentes à reunião desta terça-feira, como já foi dito no início do texto, a reabertura das negociações com a representação legal da categoria é produto da força do movimento.
A avaliação é que é possível ao governo melhorar sua proposta, tendo em vista que há uma folga de mais de 8,2 bilhões para gastar com pessoal, segundo dados da Lei de Responsabilidade Fiscal. O “esforço” orçamentário do governo para conceder a progressão para todos representaria menos do que 1% desta folga. Na folha de pagamento do Centro Paula Souza, isso significaria um impacto da ordem de 11%.
Porém, conquistas concretas somente virão com o fortalecimento do movimento. É este o requisito para que o governo avance na pauta econômica e mantenha um canal de negociação permanente para os demais itens da Pauta.
  
Fonte: Sinteps

Grevistas das Etecs e Fatecs não aceitam proposta e mantêm greve.


Governo propõe reajuste de 11%; funcionários querem ao menos 58,9%

Matéria veiculada em 07/06/11, pela EPTV.


Os professores e funcionários de seis Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) não aceitaram a proposta do governo estadual de reajuste salarial de 11% e decidiram manter a greve, que nesta terça-feira (7) chegou ao 26º dia. A assessoria de imprensa do Centro Paula Souza, que administra as escolas, informou que 85% das unidades do Estado não aderiram à paralisação e 9% estão funcionando parcialmente. As aulas serão repostas, mas não foi decidido como.
A reivindicação dos grevistas é um aumento salarial de 58,9% para os docentes e 71,79% para os servidores técnico-administrativos, além de vale-transporte para todos os funcionários, sem limite de vencimentos e vale alimentação de R$ 20, que atualmente é de R$ 4.
A RMC conta com 17 Etecs e quatro Fatecs, distribuídas em 15 cidades. Em todo o Estado, o Centro Paula Souza tem 198 unidades, que atendem cerca de 200 mil estudantes em 155 cidades.

Corte de ponto de grevista é ilegal, decreta o STF

A justiça deu uma resposta clara àqueles que tentam usar o corte do ponto dos grevistas em lugar da negociação das suas reivindicações. No dia 25 de maio, o Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia concedeu liminar aos sindicatos representantes dos funcionários e docentes das quatro universidades estaduais baianas, em greve desde o final de abril. A liminar pedia o imediato pagamento dos salários dos grevistas, que haviam sido cortados pelo governo.
No dia 3 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de suspensão da liminar impetrado pelo governo baiano. Com isso, a mais alta corte da justiça brasileira reafirma, novamente, a ilegalidade do corte de ponto durante as greves.

Leia na íntegra: Sinteps

Comando de greve aponta continuidade do movimento. Desenvolvimento chama para negociar hoje 7/6/2011

Reunido nesta segunda-feira, 6/6/2011, o Comando Central de Greve avaliou o movimento e indicou a continuidade da greve. Foram aprovadas algumas atividades para a capital, Baixada Santista e interior nesta semana:
- Quarta-feira, 8/6, 13h, ato público em frente à Câmara Municipal de SP (Viaduto Jacareí, S/N).
- Quarta-feira, 8/6, atos públicos regionais em Mogi das Cruzes, Itanhaém e Carapicuíba.
- Sexta-feira, 10/6, 12 horas, ato público em São Paulo (mais detalhes em breve).
- Segunda-feira, 13/6, 14 horas, ato público em Santos (mais detalhes em breve).
 
Desenvolvimento marca reunião

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de SP agendou uma negociação com o Sinteps para hoje, dia 7/6, às 17 horas. Vão participar o secretário Paulo Alexandre Barbosa, a superintendente do Centro Paula Souza (Laura Laganá), representantes do Sindicato/Comando Central de Greve.
Na avaliação do Sindicato, o agendamento da negociação é resultado da greve da categoria, que não refluiu nem mesmo diante das ameaças de punição e corte de ponto. 

Fique atento às informações. 
 
Fonte: Sinteps

domingo, 5 de junho de 2011

Governador minimiza greves das Etecs, CPTM e professores

Cibelli Marthos
de Guararema

Em Guararema ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou não existir motivo para os funcionários das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Alto Tietê manterem a greve. Segundo ele, os 11% de reajuste oferecido pelo governo são suficientes e que um plano de cargos e salários está em estudo. Ele falou do reajuste feito aos professores que receberam 42% nos últimos quatro anos.
Alckmin descartou uma nova greve dos funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que paralisaram as atividades na última semana. "A proposta que fizemos foi boa, tanto que o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) defendeu. A greve terminou", disse. 


Matéria publicada em 04/06/11, no site do Jornal Moginews

Mais sobre a manifestação de 03/06

Mais notícias sobre a passeata realizada por alunos, docentes e servidores da Fatec e Etecs de Sorocaba e região, ocorrida na sexta-feira 03/06. O ato partiu da Escola Rubens de Faria e Souza e percorreu o centro de Sorocaba. Foi importante ver o apoio de alunos, pais de alunos, funcionários e sociedade às reivindicações feitas pelos servidores e docentes do Ceeteps.


Links:

Jornal Ipanema: Professores e estudantes das Etec e Fatec realizam passeata

Jornal Cruzeiro do Sul: Alunos fazem nova passeata em apoio aos professores


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Centro Paula Souza ameaça cortar salário de grevistas - Jornal Ipanema

Felipe Shikama
felipe@jornalipanema.com.br

Professores do Centro Paula Souza que aderiram à greve afirmam que  receberam nesta quinta-feira (2) um comunicado assinado pela Unidade de Recursos Humanos da autarquia, que diz “receber ordem superiores de aplicar nos grevistas falta injustificada nos dias da paralisação. Sendo assim, não efetuando o pagamento destes dias”.
De acordo com nota do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (SINTEPS), a atitude contraria a CLT, “configurando uma atitude autoritária”. Os grevistas embasam a afirmação no fato de que a greve ainda não foi julgada pelo Ministério do Trabalho,  o que dá o direito ao trabalhador de participar da paralisação"”.

Salários defasados

Segundo o Sinteps, os profissionais não recebem aumento desde 2006, resultando em uma defasagem de 58%, muito superior aos 11% oferecidos pelo governo no dia 12 de maio deste ano. “Os salários dos profissionais da área administrativa sofrem uma defasagem ainda maior, chegando a 70%, sendo que em alguns casos, o profissional recebe apenas um salário mínimo”, detalha a nota.
A greve foi decretada por tempo indeterminado, dependendo das propostas oferecidas pelo governo. Segundo o sindicado, no momento 26% de ETEC´s e 39% de FATEC´s estão com suas atividades paralisadas.

Notícias sobre a greve em Sorocaba

Greve nas Etecs e Fatecs já dura 21 dias e 90% dos servidores estão parados - temmais.com

Reportagem feita pela TV TEM durante manifestação de alunos, docentes e servidores das Etecs e Fatec de Sorocaba, ocorrida hoje pela manhã. O ato partiu da Escola Rubens de Faria e Souza e percorreu o centro de Sorocaba.


Alunos apoiam greve dos professores das Etecs e Fatecs e fazem manifestação no Centro 

Cobertura da manifestação de hoje feita pela Rede Bom Dia

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/55743/Alunos+apoiam+greve+dos+professores+das+Etecs+e+Fatecs+e+fazem+manifestacao+no+Centro

 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Etecs e Fatecs em greve desde o dia 10 de março - Rádio Band News FM

Matéria veiculada pela Band News FM em  01/06 aborda a paralisação de cerca de 3000 professores das mais de 150 escolas técnicas espalhadas pelo estado de São Paulo.
Prof. Guilherme Vidal, da Etec Carlos de Campos, comenta sobre a greve e relata que os motivos da greve são os baixos salários praticados pelo governo (10,00 a hora/aula, para professor inicial  de Etec e 17 para docente em fim de carreira), a ausência de dissídio desde 1996 e a falta de compromisso do governo em relação à progressão de carreira. Guilherme salienta ainda que profissionais desistem de lecionar nas Etecs devido ao valor da hora/aula paga pelo Ceeteps e que os alunos de sua unidade estão sem professores em várias disciplinas desde o início do ano letivo.
A infraestrutura deficitária em muitas unidades também foi citada por Vidal, que afirma que não existem computadores na Carlos de Campos (foram roubados); apesar da unidade oferecer o curso Informática para Internet, não existe internet na escola.
O prof. também relata que as propostas de reajuste salaraial feitas até agora pelo Centro não ficaram claras e que o Sinteps tenta negociar a mais de um ano com o Ceeteps, sem sucesso.
Em nota  o Centro Paula Souza disse que o governo vem negociando com os professores para chegar a uma proposta ampla de valorização profissional.


Unidades que aderiram à greve

Quadro de adesão à greve, atualizado em 02/06

Manifestação - Etec Rubens de Faria e Souza

Está marcada para amanhã, 03/06, às 10 horas, manifestação em frente à escola Rubens de Faria e Souza (Sorocaba).
Funcionários, professores e alunos das Etecs e Fatec de Sorocaba se reunirão mais uma vez para protestar contra a falta de política salarial à qual são submetidos os funcionários do Ceeeteps.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ato público Pça Cel. Fernando Prestes - SP (31/05)

Nesta terça-feira, 31 de maio, na praça Coronel Fernando Prestes, em frente ao Ceeteps, aconteceu mais um ato público de apoio à paralisação. A manifestação contou com cerca de 300 pessoas, representando boa parte das unidades em greve.
Vindos de várias partes do estado, servidores e docentes de Etecs e Fatecs puderam manifestar-se à favor da continuidade da greve e  reforçar as reivindicações da categoria.






O ato público ocorreu no mesmo dia em que o governo havia se comprometido a divulgar as normas para a progressão, porém a divulgação foi adiada para 1/6. 
Também em 31/05, representantes do Sinteps foram estiveram presentes no Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, onde entregaram aos líderes de partidos as reivindicações da categoria e pleitearam que solicitem ao governo a abertura de negociações.